Autoconhecimento através do Eneagrama com Rodrigo S. de Almeida

Cartaz 2 para o zap

O Eneagrama é uma tipologia bastante antiga utilizada pelos sufistas, semelhante às demais tipologias. A palavra deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do Eneagrama.

É um símbolo que existe há mais de cinco mil anos. Não se sabe exatamente de onde veio, mas desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente, encontram-se vestígios e traços do estudo deste desenho.

É utilizado como um mapa que descreve nove personalidades humanas, cada uma relacionada a um Padrão de Comportamento, possibilitando que cada um torne-se consciente das emoções que o influenciam diretamente, bem como identifica o estilo de atuação, os elementos motivadores e desmotivadores.

Ao conhecer o Eneagrama, os estudantes experimentam uma melhora imediata na qualidade do diálogo e uma maior aceitação do outro e suas diferenças, pois torna possível compreender conscientemente as intenções que existem por trás das ações, reduzindo os mal-entendidos e falhas de comunicação.

Passam a reconhecer e compreender suas próprias emoções, refletir sobre elas e colocar suas conclusões em prática, gerando uma mudança positiva na forma como se comportam, tomam decisões e interagem socialmente.

Como método de ajuda espiritual, o Eneagrama é compatível com as diversas formas de espiritualidades. O Eneagrama favorece a aceitação de si mesmo a o desejo de se desenvolver continuamente.

O Eneagrama é um instrumento de compaixão!