2º Festival de Shiitake Orgânico!

GNOMOS DO VALE 2º FESTIVAL DE SHIITAKE ORGÂNICO

Cartaz 2 Festival de Cogumelo Shiitake _Curvas_Impressao

Caso você venha de longe e queria uma hospedagem, a Pousada Amazoel estará a sua disposição! Conheça a pousada na seção de fotos!

O Cogumelo Shiitake Orgânico é um Produto 100% natural, saboroso e nutritivo. Contém 19% de proteínas com 100% de digestibilidade. Rico em vitaminas, fósforo, cálcio, potássio e outros minerais.

IMG_7860

O Cogumelo Shiitake é a frutificação do fungo Lentinula edodes, que é especializado em decompor fibras de madeira e é uma espécie que se desenvolve naturalmente nos bosques e florestas de países Asiáticos de clima temperado (China, Japão). O cultivo comercial no Brasil iniciou-se a partir dos anos 90, graças à adaptação do cultivo em toras de eucaliptos.

A maior parte do cultivo em toras ocorre embaixo das áreas sombreadas de florestas ou eventualmente em reflorestamentos de pinus ou outras espécies. Trata-se de um cultivo extremamente rústico e simples, sem uso de agrotóxicos, transgênicos ou adubos. Por isso o Shiitake é um produto essencialmente orgânico e ecológico.

Este cogumelo é muito apreciado pelo seu sabor e textura, além de ser muito saudável, pois é fonte proteica dissociado de gordura. Atualmente no mercado brasileiro, o shiitake tem o status de um cogumelo “gourmet”.

O cogumelo shiitake foi o primeiro a ser cultivado pelo homem. A palavra “Shiitake” tem origem na língua japonesa e significa “shii” = árvore e “take” = cogumelo. Ou seja, COGUMELO DA ÁRVORE.

Foi descoberto pelo chinês Wu San Kyung, que ao caminhar por uma floresta, observou um tipo de cogumelo que se desenvolvia em troncos de árvores e assim o denominou de “cogumelo perfumado” e passou a cultivá-lo em sua propriedade.

89803e3d-13ed-4dd4-b4f1-4d2c1576aa87

Entre os anos de 1.500 e 1.600, a técnica de produção de cogumelos foi difundida pelos chineses. Atualmente, a China e o Japão são os principais produtores do cogumelo shiitake no mundo.

No Brasil, a produção do cogumelo shiitake é recente. Atualmente, é o segundo cogumelo mais produzido e consumido no país, ficando somente atrás do champignon. A rápida expansão do cultivo e do consumo está relacionada às facilidades no aprimoramento de novas técnicas, das já existentes e médios investimentos de capital. Para os consumidores, o principal atrativo do cogumelo shiitake é o sabor característico e suas propriedades terapêuticas e curativas.

Estima-se que a produção de shiitake no Brasil seja superior a 200 toneladas por ano, e a técnica mais comum é a do cultivo em toras de eucaliptos, nosso caso em eucaliptos orgânicos.

Venha conhecer, provar e aprovar as mais diversas preparações do Shiitake!